terça-feira, 29 de outubro de 2019

Conexão Barreirinhas/MA - Parte 3 - Passeio no Rio Preguiças

Nosso segundo dia começou cedo... 

Passeio no Rio Preguiças - Na lanchaPor volta das 07:30 da manhã já estávamos todos de pé e dispostos para mais um passeio. O que foi surpreendente, pois o dia anterior havia sido bem puxado. Foram 4 horas de viagem de carro. E logo depois de um almoço rápido e alguns perrengues na cidade, pegamos mais 4 horas intensas, cheias de aventura, sol, dunas e banhos de lagoa. À noite, uma pequena pausa para o banho, e lá vai mais 4 horas de passeio no centrinho e na orla. Já beirando a madrugada fomos dormir, com muita história pra contar e vários "não aguento mais".


Mas voltando ao nosso segundo dia... nós optamos por fazer o passeio de lancha no Rio Preguiças. Esse passeio teve início pontualmente às 08:30 da manhã. As (temidas porém queridas) jardineiras nos pegaram na hospedagem e nos levaram até um pequeno cais da cidade. De lá seguimos de lancha com destino a 3 povoados. Durante o passeio há paradas para visitação e alimentação. Ao longo do caminho temos a oportunidade de apreciar as belezas naturais da região.


A primeira parada do passeio é no povoado de Vassouras, uma região de dunas situada às margens do Rio Preguiças, conhecida como "Pequenos Lençóis".

Povoado de Vassouras - Pedaços de banana para os macaquinhos
Povoado de Vassouras - Pedaços de banana para os macaquinhos
Ao desembarcarmos lá fomos encaminhados ao primeiro ponto de apoio do passeio, uma barraquinha rústica que serve alguns poucos alimentos, como água de côco, refrigerante e biscoito, providencial para aqueles que saíram com pressa e não tomaram café da manhã. Mas chegando nesse local o que chama logo nossa atenção é a recepção calorosa dos macaquinhos. De tão acostumados a ida e vinda de pessoas, eles já interagem com os visitantes de maneira (quase) natural. (e entenda como "interação" subir na sua perna, montar na sua costa e roubar sua comida. rsrs)

Os macaquinhos são muito divertidos e para entrar na brincadeira decidimos oferecer pedaços de banana, que eles pegavam educadamente (bem... na maioria das vezes). Mas atenção! Há placas indicando a proibição de alimentar esses animais. Nós só demos comida porque entendemos que a proibição se referia a alimentos fora da dieta deles, especialmente os vendidos no ponto de apoio. Pedaços de banana com certeza não eram o caso.

Povoado de Vassouras - Pequenos Lençóis
Povoado de Vassouras - Pequenos Lençóis
Depois de brincar com os macaquinhos, subimos as dunas e de lá de cima pudemos perceber o porquê chamavam o local de "Pequenos Lençóis". De fato, tudo era muito parecido com os "Grandes Lençóis", salvo pela extensão reduzida e pelas poucas dunas, além, é claro, do próprio rio Preguiças e da usina eólica, logo atrás. A água da lagoa também é diferente, tem cor mais escura e turva. De qualquer forma, também é um local bem bonito. Tomamos um banho rápido na lagoa, tiramos umas fotos e voltamos pra lancha

.

Barreirinhas-Povoado de Mandacaru - Farol
Farol de Mandacaru
A segunda parada do passeio é em Mandacaru, povoado de pescadores da região que fica nas margem do Rio Preguiças. A atração nesse local fica por conta de um farol mantido pela Marinha do Brasil cuja subida ao topo proporciona uma vista simplesmente sensacional, mas que não é para qualquer um. É necessário subir uma escada com meros 160 degraus (eu me canso só de lembrar). De lá de cima é possível ter um visão panorâmica de toda aquela região, incluindo a vegetação, o Rio Preguiças, o Oceano Atlântico e as dunas de Caburé.

Bem...infelizmente desta vez (ou felizmente), o farol estava interditado para manutenção. Então, por sugestão do barqueiro, iniciamos uma rápida reunião, para decidir se valia, ou não, a pena por parar em Mandacaru. Foi decidido por não parar. A lancha então passou apenas pela frente do povoado e seguimos com o passeio.
Povoado de Mandacaru - Vista do Farol: Rio Preguiças e Caburé ao fundo
Povoado de Mandacaru - Vista do Farol: Rio Preguiças e Caburé ao fundo
A terceira parada é em Caburé, uma península de areia localizada entre o Rio Preguiças e Oceano Atlântico. Essa "praia dupla" permite que de um lado da faixa de areia se tome banho de mar, e de outro, banho rio. Lá é ponto final do passeio, onde é possível também almoçar em um dos restaurantes disponíveis. E depois voltarmos para Barreirinhas/MA.

Chegamos cedo em Caburé e isso nos deu tempo de sobra para almoçar e passear por lá. Mas o que, em teoria, poderia ter sido boa decisão, na prática não foi. Caburé tem um quê de cenário paradisíaco e tem também a interessante e atraente peculiaridade de estar entre o rio e o oceano. Porém... contudo... entretanto... é um local isolado, com pouca infraestrutura (tirando os restaurantes voltados para o Rio Preguiças) e cuja praia em si, mesmo bonita, não tem nada de espetacular.

Praia do Caburé - Barreirinhas - Maranhão
Praia do Caburé
Além disso, o horário também não ajuda muito. Ao meio-dia o sol é de rachar. Fica difícil uma caminhada ao longo da areia. Também não nos pareceu nada convidativo um banho de água salgada. Por outro lado (literalmente), um banho tranquilo em água doce poderia ter sido uma solução, mas a margem do rio estava tomada pelos barcos e lanchas. No final das contas, fizemos algumas fotos e caminhamos por uns 15 minutos antes de voltarmos para o restaurante. Tomamos banho de chuveiro para refrescar e ficamos ali, protegidos do sol e esperando a hora do retorno.

Para não ser injusto, haviam alguns quadriciclos que ofereceram um passeio adicional até a ponta do Caburé, na foz do Rio Preguiças, mas não fizemos. E aqui aproveito para da uma dica: algumas lanchas incluem essa quarta parada no passeio, ou seja, a ponta do Caburé. Lá é possível tomar banho exatamente no ponto em que a água do rio se encontra a água do mar. Para isso, entretanto, é necessário negociar previamente com as agências ou com o próprio barqueiro. Fizemos em nossa viagem anterior e valeu a pena.

De volta a Barrerinhas/MA, aproveitamos o final de tarde na prainha que fica ao lado da orla. Tomamos banho de rio pra "tirar o sal" e em seguida fomos descansar, pois ninguém é de ferro!

E mais tarde...
Orla de Barreirinhas/MA - Chopp para brindar nossa despedida
Orla de Barreirinhas/MA - Chopp para brindar nossa despedida

Para comemorar nossos dois dias maravilhosos em Barreirinhas/MA e nos despedir da cidade, nada melhor do alguns chopp's (e refrigerantes) na orla. E foi exatamente o que fizemos!

Veja o vídeo com registros do nosso segundo dia em Barreirinhas/MA:

Pela manhã, partimos em direção à São Luís/MA. Na capital, comemos no restaurante Cabana do Sol, andamos um pouco na praia e depois voltamos ao hotel, para curtir a piscina e fazer aquela resenha nostálgica da nossa aventura. No dia seguinte voltamos para nossa Belém/PA.

E foi isso. Até a próxima. 😄💓




Nenhum comentário:

Postar um comentário