O Portal da Amazônia é uma área de lazer da orla de Belém que está situada às margens da baía do Guajará . É um dos lugares mais procurados da cidade. Durante os finais de semana, incluindo a sexta feira, é difícil encontrar uma vaga para estacionar o carro.
Ao longo dos seus quase 1,5 km de extensão, o espaço é composto por quadras de areia, quadras poliesportivas, quiosques, calçadão e trapiches. Em datas comemorativas, é comum também serem encontrados palcos e áreas delimitadas para shows e eventos.
De todos os pontos turísticos de Belém, o Portal da Amazônia é o mais democrático. Se em muitas outras atrações turísticas é possível ter um contato mais direto com o povo paraense, não há maior diversidade encontrada do que lá. Seus frequentadores transitam nas mais diversas idades, classes sociais, vibes e culturas.
Em nossas viagens, sempre pretendemos ir um pouco mais além das belezas naturais, centros históricos e rotas gastronômicas, nós procuramos visitar lugares nos quais possamos nos misturar com a população local e, de certa forma, nos sentir um pouco parte daquele todo no qual estamos. Este lugar em Belém é sem dúvida o Portal da Amazônia.
O QUE FAZER
![]() |
Passeio de final de tarde no Portal da Amazônia - Belém/PA |
Em nossa opinião, o que torna mesmo o passeio ao Portal da Amazônia um passeio especial é o pôr-do-sol. Um verdadeiro espetáculo à parte.
![]() |
Pôr do Sol no Portal - Espetacular |
E é nesse clima agradável, fazendo uma caminhada, ou sentado em um dos bancos, ou ainda, deitado na grama, que a maioria espera o momento em que o sol irá começar
a se esconder por detrás das ilhas.
Após o pôr-do-sol não faltam coisa pra se fazer. Além dos quiosques, em toda extensão do Portal da Amazônia são encontradas barraquinhas de alimentação. E, como não poderia deixar de ser, muitas delas oferecem comidas típicas da culinária paraense como Maniçoba, Tacacá, Caruru, além dos sorvetes regionais de açaí, bacuri e cupuaçu (os preferidos dos paraenses).
![]() |
Caminhada, ciclismo, patinação ou simplesmente bom bate papo... assim é o Portal |
Veja um vídeo que publicamos no nosso canal do youtube:
(Foi o nosso primeiro vídeo. Pedimos desculpas por não estar muito bom)
QUANDO IR
Belém é uma cidade quente. Áreas públicas a céu aberto (como já era de se esperar) não são muito frequentados durante o dia, especialmente entre às 10:00 da manhã e às 16:00 tarde. O portal da Amazônia não foge à regra. Então, ainda que o sol e o calor não sejam problema, nesse horário não recomendamos colocar essa programação no seu roteiro, pois não encontrará pessoas, nem segurança, nem barraquinhas, no máximo uma água de coco.
Durante a semana, o espaço é relativamente bem frequentado. No início da manhã você encontrará algumas pessoas se exercitando, caminhando e fazendo cooper. Idem no final da tarde. Um pouco mais tarde, os quiosques, assim como, uma ou outra barraquinha de lanche estarão funcionando. Mas nada nem próximo a como fica no final de semana.
Então resumindo:
![]() |
Letreiro do Portal da Amazônia - Belém/PA |
Não deixe de visitar o Portal da Amazônia, preferencialmente aos finais de semana . Você encontrará segurança e muita coisa boa. Você conviverá com os paraenses em uma de suas principais opções de lazer. Poderá provar comidas típicas, caminhar, patinar, andar de triciclo ou, simplesmente, sentar em um dos bancos e admirar a paisagem.
Em dia de semana, a melhor opção é o final da tarde, mas se preferir ir pela manhã, tenha um cuidado maior. Caminhe despojado, sem relógio, cordão ou qualquer coisa que possa chamar muita atenção. (cuidado e canja de galinha é sempre bom). Entre 10:00 e 16:00, prefira dar apenas uma volta panorâmica de carro, a não ser que seja alguma situação especial.
De qualquer forma, visitar o Portal da Amazônia vale muito a pena.
Até mais e bom passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário